Pouco blog… muito twitter e wee web

junho 4th, 2009

Pois é o blog está parado esses dias, mas eu estou bem ativo no twitter e no wee web. Basicamente não consigo mais ficar online por muito tempo para escrever no blog então eu fico mandando posts e fotos no twitter (@igordutra, http://www.twitter.com/igordutra) e no wee-web (http://www.wee-web.com) colocando fotos do Gael e textinhos paternos via celular – o wee-web é so pra convidados, então se alguém quiser acompanhar o Gael é só o mandar comentário que mando um convite.

Estou com novidades sobre a horta, teste de motorista, lambreta e escritório caseiro que vou tentar atualizar e ilustrar esses dias aqui no blog.

A horta

abril 9th, 2009

A horta ta crescendo e os tomates ja deviam ser transferidos la pra fora mas estou esperando o tempo melhorar um pouco. Apesar de já estar fazendo sol e as temperaturas mais amenas não sei se os tomates (e pimentões) aguentam o frio da noite ou a chuva e o vento.

Pici e Cocorote: as Bases Americanas no Ceará

março 25th, 2009

Esse é mais um trecho do livro sobre o Ceará em guerra que meu primo Bruno mandou… Parece bom pra caralho esse tal livro! Procurando fotos achei um blog muito bom que tem um post bom bem completo sobre o assunto.

O levantamento da área para a construção na cidade de Fortaleza da pista do Pici começou em julho de 1941. As obras foram confiadas à empresa cearense Campelo e Gentil, dirigida pelos engenheiros Armando Campelo e José Gentil Neto. O projeto do Pici previa uma pista de 500 pés de extensão para permitir o trânsito de aviões de porte médio, além de prestar apoio aos aviões que faziam o patrulhamento do litoral nordestino.

O Brasil só entrou na guerra em agosto de 1942. Mesmo assim, em 11 de dezembro de 1941, a Base de Natal recebia dos Estados Unidos o Esquadrão VP-52 da Força Aeronaval Americana. O esquadrão era composto por seis aviões Catalinas (PBY-5) e tinham como finalidade cumprirem missões de guerra.

Segundo historiadores, a pista do Pici foi inaugurada prematuramente (com apenas 75% de extensão construída) em fevereiro de 1942, por ocasião de um pouso de um avião americano B-17 que se encontrava perdido de sua rota original. A permanência da aeronave em Fortaleza foi de apenas 30 minutos.

Dados da época informam que o sobrevôo da aeronave causou certo pânico na população local em função das notícias que chegavam da Europa. O temor de então era causado pela possível participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

A conclusão das pistas do Pici data de março de 1942. Análises técnicas e meteorológicas, levantadas tanto por especialistas brasileiros como americanos, preconizavam que houve precipitação no posicionamento da pista.

As limitadas dimensões da pista do Pici, e o avanço das forças alemãs na Europa e na áfrica, fizeram com que os americanos resolvessem procurar outro local para a construção de uma nova pista em Fortaleza. A idéia era permitir pousos e decolagens de grandes aviões de bombardeio. Essa estratégia visava também desafogar a base de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, que já havia entrado em processo de saturação face ao grande número de vôos destinados para o local.

O passo seguinte foi a escolha de uma nova área. A reportagem da Revista Aeronáutica, edição de n° 15, de 1985, escrita pelo jornalista José Pinto, relata que o Ten. Coronel José Sampaio de Macedo foi o responsável pela escolha do novo local para construção da 2ª Base Americana em Fortaleza. A área escolhida foi o bairro “Cocorote”.

Esse novo local permitiu o pouso dos aviões brasileiros estacionados no alto da balança. Na nova base foi construída ainda uma ampla pista de taxiamento, chamada de “Barata Ribeiro”, que facilitou a interligação com a pista do Alto da Balança.

Em julho de 1943 começaram os trabalhos no Cocorote, enquanto a Base do Pici começava a ser ampliada para atender a marinha americana. No final de 1943 a Base passou a sediar o esquadrão VP-130, com 12 aviões PV-1 Ventura, e o Blimp K84, do esquadrão P-41, aeronaves originadas da Base de São Luis do Maranhão.

Ainda segundo o jornalista José Pinto, a proximidade do Cocorote com a Base do Pici, também chamada de Base Brasileira, fez com que a nova pista adjacente passasse a ser chamada de “adjacent field”, ou pela denominação oficial, “1155th Army Air Force Base Unit Fortaleza”.

Base do Cocorote

A movimentação da Base Americana de Fortaleza não teve o mesmo desempenho da Base de Parnamirim (RN). As estatísticas da FAB, além das informações obtidas junto à Agência de Pesquisas Históricas da Força Aérea Americana, sediada no estado do Alabama (USA), confirmaram que cerca de 1.778 travessias partiram de Fortaleza entre 10 de dezembro de 1943 (data da inauguração da pista do Cocorote) e 14 de maio de 1944, data da última travessia.

A Base do Cocorote, local onde está construído hoje o Aeroporto Internacional Pinto Martins, praticamente só era separada da Base do Pici pela Avenida João Pessoa (denominada na época pela população de ‘Concreto’) e um trecho da linha férrea. Da Base do Pici para o Cocorote existia uma longa avenida, atualmente Carneiro de Mendonça. O acesso à pista do Cocorote pela Avenida João Pessoa era feito pelo Bar Avião, ainda existente na Avenida João Pessoa. Para dar suporte às obras das duas pistas (Pici e Cocorote) os americanos construíram uma fábrica de asfalto no Bairro Itaoca.

A Base do Cocorote foi considerada como superior no item ‘segurança de vôo’ em relação à Base de Parnamirim. A partir do dia 15 de maio de 1944, Fortaleza passou a receber somente aviões de linha e eventuais aparelhos em emergência.

NOTA

Fonte de consulta pelos autores do livro “A História da Aviação no Ceará”, a reportagem “Tempos de Guerra: côco route ou cocó rout”, de autoria do jornalista e pesquisador de aviação José Pinto, publicada na edição, n° 15 da revista “Aeronáutica”, chega ao final do texto com uma interrogação: Qual o destino do pequeno povoado conhecido como “Pirocaia” cujo nome é o código de chamada usado pelos americanos nas transmissões de rádio, realizadas nas operações da base americana localizada no Cocorote, intituladas pelos americanos de “Adjacent Field”? Respondemos: Trata-se do Bairro do Montese, denominação conquistada em 1951, quando lideranças comunitárias resolveram homenagear os ex-Combatentes cearenses, heróis da Segunda Guerra que, na Itália, venceram os inimigos e libertaram a cidade de Montese, até então em poder das tropas Alemãs.

Nova horta

março 17th, 2009

Há umas três semanas atrás resolvi plantar novas mudas para nossa horta no verão. Diferente do brasil que não faz muita diferença em que epoa do anovc planta pois sempre da aqui não e tão ágil assim. Muitas plantas precisam ser plantadas em beds (como na foto) agora pra serem transferidas para fora quanto etiver mais quente. Outras plantas como o pimentão tem que ser mantidos dentro de casa sempre quando estiver frio. Vejam a lista do que plantei e o status de cada vegetal abaixo:

Tomate cereja amarelo – só um dos quatro que plantei germinou

Tomate cereja tipo um – esse veio um monte de semente e todos germinaram só o caule que ainda ta fino

Tomate ereja tipo dois – esse se chama yomaro tumble e acho que dos quatro que plantei um morreu por falta ou excesso de água

Ervilhas – das quatro que plantei duas naceram e estão enormes comparafos as outras coisas que plantei

Courgettes – aproveitamento total e esses também estão grandes e a folhas enormes

Squash – também crecendo bem. Squash e tipo uma abóbora.

Girasois gigantes – crescendo…

Coentro – crescendo bem e vários nascendo em cada bed já tem umas folhasno formato tradicional

Manjericão – pequeno ainda

Salsinha – pequeno tbem e demorou um tempão para germinar

Pimentão – dos 4 que plantei ao dois nasceram mas estão crescendo devagar

Cenoura – acho que matei uma afogada

Feijão pinto – plantei semana passada etao germinando agora

Deve ter mais alguma coisa lá que não lembrei agora mas já estou cansado de digitar no celular… Vejam aí as fotos.

Lar doce lar

fevereiro 15th, 2009

Olhem aí a fachada a nova casa como vocês podem ver e uma casa de verdade agora!

Mudanca na casa nova

fevereiro 6th, 2009

E agora vocês podem ver toda aquela bagunça de ontem na casa nova. Como vcs podem perceber vai demorar um bom tempo até a gente arrumar tudo aqui. Mas estamos bem felizes pois a casa apesar da decoração cafonissima está show de bola! Amanha coloco umas fotos melhores.

Dia de mudanca

fevereiro 6th, 2009

Passamos a semana inteira nos preparando para a mudança de hoje… Nunca achei que pudéssemos ter tanta coisa. Lembro ainda minha primeira mudança na escócia onde todas minhas coisas cabiam naquela mala verde horrorosa de tia ivana (mas bem útil) e uma mochila. Eu já nem sei se vai dar tudo na Van!

Ainda tem previsão de neve de novo amanha!!! Depois falo mais da casa nova má vejam aí umas fotos da zona que está tudo aqui agora…

Neve forte por aqui

fevereiro 2nd, 2009

Olhem aí a neve que esta caindo aqui hoje… Que maravilha hein o problema e que vou ter que ir pró trabalho de metro amanha pois e muito escorregadio pra ir de lambreta…

Shopping westfield

janeiro 25th, 2009

Ontem fomos ao shopping novo de Londres o westfield (que inaugurou no final do ano) e finalmente tem um shopping aqui comparado com shoppings brasileiro! Eu nem sou muito fã de shopping mas admito que esse me impressionou bastante. É grande pra caralho e com muito espaço. Melhor ainda porque achamos umas promoções de janeiro boas e compramos umas roupinhas de bebê bem baratas.

So pra aparecer direito…

dezembro 7th, 2008

Esse template do blog está me criando problemas pois por algum motivo o primeiro post não pode ser grande senão bagunça o layout. Enquanto descubro como consertar isso estou escrevendo esse post de 2 linhas pra resolver o problema temporariamente.